segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Você conversa com seu cliente?


Quando algum cliente compra algo artesanal ele espera, além de um produto diferenciado, um tratamento gentil, educado, eficiente e, principalmente, não robotizado.

Na grande maioria das vezes é  no atendimento que conseguimos fidelizá-los.

Por isso é importante manter contato, inclusive após a venda finalizada.

Isso não quer dizer que você tenha que enviar mensagens uma vez na semana, mas deve sempre lembrá-los que sua loja existe, por isso faça uma agenda com principais datas para enviar e-mail intercalando algum assunto bacana com promoções ou oferta de novos produtos.

É muito chato quando só recebemos e-mails com produtos à venda, não é mesmo? Por isso é importante oferecer conteúdo que eles tenham interesse e depois oferecer os produtos ;)

Existem várias ferramentas que auxiliam no envio de e-mail marketing e uma delas é o Mailchimp 

Ele está em inglês e se você não tiver o domínio é só você clicar em traduzir página que já ajuda.

Em nosso grupo no Facebook tem um manual com o passo a passo que o colega Hugo Marsiglia fez pra gente \o/

Muitos clientes podem não se lembrar de sua loja, por isso uma estratégia interessante também é enviar mensagem no pedido finalizado em sua loja.



No Elo7 é possível filtrar as vendas:
  • 1) Finalizados pelo comprador: este o cliente confirmou o recebimento e deixou avaliação \o/;
  • 2) Finalizados por você: o cliente recebeu o produto mas não voltou na loja para clicar que recebeu;
  • 3) Aguardando Avaliação: o cliente confirmou o recebimento, mas não fez nenhuma avaliação.
Dá para você adotar uma estratégia de abordagem inicial diferente com cada tipo de filtro, assim você poderá ser mais assertivo, por exemplo:
  • 1) Diga que tem novidades na loja e o chame para uma nova visita ;)
  • 2 e 3) Que tal uma mensagem perguntando como foi a experiência dele com o produto e se colocando à disposição para ajudá-lo com qualquer dúvida e aproveite para chamá-lo para uma nova visita.
Use sua criatividade para criar promoções diferenciadas e para apresentar as novidades e os ajude a querer comprar novamente em sua loja.

Se coloque no lugar do cliente e responda com sinceridade se aquilo que você está oferecendo realmente é bacana ou não... assim a chance de ser mais assertivo e ter sucesso aumenta. 

Existem várias datas que são ótimas para trabalharmos a carteira de clientes e uma delas já está bem próxima -> 15 de setembro: DIA DO CLIENTE

Então, que tal começar a dar uma movimentada em sua carteira de clientes?

Boas vendas,

Claudia


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